Que líquido (colutório ou elixir) devo utilizar para bochechar?

12 de Setembro, 2022

Muitos pacientes querem saber que elixir devem utilizar. Na realidade não há um elixir universal pois este tem de ser direcionado para o problema oral que tem.

Como sei que elixir devo utilizar?

Uma das doenças mais prevalentes no mundo são as Doenças Periodontais. Esta incluem a Gengivite (inflamação da gengiva) e a Periodontite (perda de osso que suporta o dente). Alguns pacientes queixam-se que sangram da gengiva durante a escovagem. Este é um dos sinais da Gengivite causada por um excesso de Placa Bacteriana. Na origem das Doenças Periodontais estão bactérias que, de forma muito genérica, se organizam sob a forma de Placa Bacteriana. A Placa Bacteriana (bactérias) deve ser removida, através de uma ação mecânica, com uma escovagem correta. Os bochechos com um elixir à base de clorhexidina (digluconato de clorhexidina) são uma excelente ação química para auxiliar a escovagem no controlo/eliminação destas bactérias. Assim devemos procurar um elixir (colutório) que tenha este produto na sua composição.

Na prática clínica muitos pacientes apresentam queixas de sensibilidade dentária (hipersensibilidade dentinária). Esta patologia pode dever-se a algo tão simples como escovar os dentes de forma incorreta durante algum tempo. A escovagem traumática “desgasta” o esmalte, expõe o interior do dente e, quando bebemos líquidos mais frios, comemos alimentos mais ácidos ou mesmo mais doces, sentimos aquele “arrepio” típico da hipersensibilidade dentinária. A primeira coisa a fazer é mudar a forma de escovagem de acordo com a indicação do Médico Dentista. Outra causa desta hipersensibilidade é a erosão do esmalte devido a bebidas/comidas ácidas. Também a Periodontite pode causar exposição da raiz e consequente hipersensibilidade dentinária. Todas estas causas provocam o desgaste do esmalte ou expõem a raiz do dente. As camadas mais interiores do dente têm pequenos túbulos que vão até ao nervo principal. Se “taparmos” a entrada destes túbulos diminuímos a sensibilidade dentinária. Alguns dos produtos com esta capacidade são o cloreto de estrôncio, nitrato de potássio, arginina ou o hidróxido de cálcio. Deve-se utilizar um elixir (colutório) que tenha um destes produtos na sua composição.

O elixir deve ser usado depois da escovagem. O recomendado é começar por usar o fio dentário ou escovilhão para remover a placa bacteriana que se acumula entre os dentes e gengivas; depois, fazer uma escovagem adequada durante aproximadamente dois minutos; e por fim, bochechar com o elixir durante 30 segundos. Se utilizar um elixir com clorhexidina deve aguardar cerca de 30 min entre a escovagem e o bochecho.

Por norma, são recomendados elixires sem álcool, uma vez que o álcool pode danificar as bactérias benéficas, que nos protegem, por ser um antisséptico muito forte.

Se pretende saber qual o elixir mais adequado para as suas necessidades, recorra ao aconselhamento do seu dentista.