A utilização de Protetores Bucais

14 de Março, 2022

A prática de desportos tem um risco aumentado de traumatismos maxilofaciais. Certas caraterísticas anatómicas também são fatores de risco. Proteja-se.

Muitos dos traumatismos maxilofaciais (ex: fratura de ossos da face, lacerações dos tecidos moles, fraturas dentárias) estão associadas à prática desportiva. O risco é superior em desportos de contato como o Boxe, Rugby, Futebol Americano, Judo, Jiu Jitsu, TaeKwondo, artes marciais, karaté, entre outros.

Também são considerados fatores de risco: a projeção exagerada dos dentes maxilares relativamente aos mandibulares (overjet aumentado); selamento labial inadequado; tratamento ortodôntico em curso.

Este risco pode ser diminuído com a utilização de protectores bucais.

Os protetores bucais são dispositivos intraorais que funcionam como um aparelho de proteção que amortece impactos, evitando traumas da cavidade oral.

Existem diferentes tipos de protetores bucais:

  • Pré-fabricados: são os mais baratos, mas também os mais desconfortáveis e menos efetivos; 
  • “Boil and bite” ou termoplásticos: mais adaptados mas ainda assim não são os recomendados; 
  • Individualizados: obtidos de moldes individuais obtidos na consulta de medicina dentária. Os que melhor se adaptam, com maior conforto, respiração mais facilitada relativamente aos anteriores e também com melhores resultados.

Segundo a Academia Americana de Medicina Dentária Desportiva, o uso de protetor bucal diminui até 80% o risco de traumatismo dentário durante a prática desportiva.

Na prática de desporto ou perante uma caraterística anatómica como as referidas, que aumentem o risco de traumatismo dentário, deve ser procurado aconselhamento junto do Médico Dentista.