A higiene oral dos bebés

17 de Março, 2022

A higiene oral deve fazer parte da higiene normal dos bebés desde que nascem. Ou seja, ainda antes de aparecerem os primeiros dentes.

Quando se deve iniciar a higienização da boca do bebé?

A higiene oral deve fazer parte da higiene normal dos bebés desde que nascem. Ou seja, ainda antes de aparecerem os primeiros dentes. Os primeiros dentes começam a aparecer por volta dos 6 meses de idade, continuando até aos 2,5 – 3 anos de idade. É importante, após cada refeição, proceder à limpeza da boca do bebé, utilizando uma gaze embebida em soro, um pano húmido ou uma dedeira. A gaze deve ser passada nas gengivas, língua e bochechas, para tentar eliminar os restos de leite.

Como fazer a higiene oral dos bebés após o nascimento dos primeiros dentes?

Quando começa o processo de erupção dos dentes, os hábitos de higiene oral devem ser ligeiramente alterados (não na frequência, mas no método que é utilizado).

Portanto, a escovagem dos dentes deve ser combinada com a limpeza da restante cavidade oral (língua e bochechas). A escovagem deve ser feita com uma escova de cerdas macias, cabeça pequena e de tamanho adequado à boca do bebé. Para a limpeza do resto da boca, utilizar uma gaze embebida em soro ou um pano húmido.

A primeira ida ao dentista: qual é a idade indicada?

Apesar das grandes dúvidas, a resposta é simples: a primeira consulta de Medicina Dentária deve acontecer assim que surgir o primeiro dente temporário ou durante o primeiro ano de vida. Por isso, idealmente, a primeira consulta deve acontecer ainda durante a fase de bebé. E embora a altura de erupção dos primeiros dentes possa variar ligeiramente de bebé para bebé, de uma forma geral, costuma acontecer por volta dos 6 meses de idade.

Pode parecer muito cedo para visitar um Médico Dentista, mas iniciar as consultas nesta fase é importante por vários motivos, tais como:

  • Acompanhar a evolução: ao marcar uma consulta desde o aparecimento do primeiro dente, poderá analisar de forma completa a evolução de toda a dentição, desde o início;
  • Atuar preventivamente: ao ser acompanhado por profissionais regularmente e desde os primeiros meses, poderá esclarecer todas as suas dúvidas sobre a saúde oral infantil, aprender os procedimentos de higiene oral recomendados para cada idade e evitar problemas no futuro;
  • Criar um hábito saudável: ir ao dentista pode causar ansiedade e stress em algumas crianças. Ao realizar visitas regulares ao consultório, o processo passa a ser mais familiar e rotineiro, criando um hábito saudável e fundamental para o futuro da saúde oral.